O Coaching é uma técnica que visa potencializar resultados, sejam os objetivos pessoais ou profissionais. Mediante orientação e acompanhamento, de um coaching ou técnico, se desenvolve a obtenção de resultados, performance e excelência em relação ao que se faz. Já a Programação Neurolinguistica (P.N.L.) tem por intenção mapear e proporcionar uma compreensão mais ampla, bem como técnicas que possibilitem atuar, entender e potencializar resultados. Indicado para Empresários, Executivos, Gestores, Líderes de pessoas, auto conhecimento e auto gerenciamento, ou quem almeje desenvolver a capacidade de comunicação e agilização na obtenção de resultados.
Coaching & P.N.L & Performance
O que o Coaching trabalha:
1) Desenvolvimento da liderança,
2) Desenvolvimento de competências de gestão,
3) Melhoria nas relações interpessoais,
4) Motivação,
5) Foco e desenvolvimento de projetos e equipes,
6) Desenvolvimento e aceleração dos resultados,
7) Alinhamento sistêmico dos colaboradores à cultura organizacional.
Nos Estados Unidos , mais de 40 mil executivos possuem coaches permanentes. Segundo o jornal Executive Chanel , mais de 40% dos executivos norte-americanos de alto nível já passaram pelo processo de coaching.
No Reino Unido 88% das empresas utilizam ou já utilizaram os serviços de um coach.
Mais de 70% das empresas Australianas já se beneficiaram desta assessoria.
ESTATÍSTICAS BRASILEIRAS
Pesquisa realizada pela PUC-Campinas com executivos e gestores que passaram pelo processo de coaching e treinamento, apontou que:
100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir,
90% aperfeiçoaram a produtividade,
80% melhoraram a flexibilidade,
80% se mostraram mais abertos a mudanças organizacionais e
70% conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos no trabalho.
Onde é utilizado o coaching?
São parte permanente, dos programas de empresas como:
IBM, Motorola, JP Morgan, Chase e Hewlett-Packard (HP).
Segundo notícia no site CNN.com
"O coaching faz parte do processo de
desenvolvimento padrão da elite de executores, executivos, e de
candidatos a promoções."
No ranking das "ferramentas" utilizadas por empresas Brasileiras para auxiliar no auto conhecimento de seus líderes, estão:
1º lugar - Coaching(63%)
2º lugar - Dinâmica em Grupo (59%)
3º lugar - Métodos de desenvolvimento (45%)
4º lugar - Aprendizagem do comportamento humano (33%)
"É preciso que o líder saiba o que acontece com a mente de seus liderados para que haja o crescimento efetivo e sustentável de qualquer organização."
Afirma o coordenador Luiz Fernando, CEO da Cogni-MGR, que após pesquisa, com a coordenação da Especialista em avaliação de Sistemas, Silvana Alvim, com empreendedores e donos de negócios de todo o Brasil, viram seus negócios melhorarem depois de investirem em treinamento visando o auto-conhecimento.
Os dados a seguir foram coletados por meio da abordagem de 450 empreendedores / empresários Brasileiros.
O estudo também apurou o aumento e o impacto do auto-conhecimento no desenvolvimento de novas habilidades:
90% na habilidade de gerar estímulos para alcançar mudanças de
comportamento em colaboradores.
91,8% na administração de situações de conflitos e resistência no
ambiente de trabalho
117% em estabelecer associações diretas entre o comportamento
do empreendedor e os problemas existentes no negócio.
Esse aspecto foi ratificado pela conceituada publicação Harvard Business Review, que afirmou que: “o coaching já se tornou a prática mais popular e aceita para o desenvolvimento de lideranças”.
Outro estudo divulgado no Public Personal Management Journal concluiu que os executivos que participaram de treinamentos gerenciais convencionais aumentaram em 22,4% sua produtividade.
Por outro lado, aqueles que se submeteram ao coaching aumentaram sua produtividade em 88%.
A partir do desenvolvimento da capacidade de realizar o autoconhecimento tanto do líder como dos seus liderados, é possível alterar comportamentos e, mais ainda, impulsionar o crescimento.
No estudo realizado, após o treinamento, se constatou um aumento médio de:
34,5% no faturamento das empresas
26,44% da capacidade produtiva das empresas,
21,83% da capacidade produtiva dos funcionários,
20,12% de aumento no número de clientes,
17,44% redução média dos custos das empresas.