Terapia Breve com Programação Neurolinguística- P.N.L
Falar de auto conhecimento e aperfeiçoamento é o mesmo que perguntar:
- Essência pessoal, você sabe qual é a sua?
Essência é de certa forma nossa alma, nossos valores, aquilo que nos orienta...
Quem nos dá uma dica sobre este conteúdo interno é a palavra “espirito”, que é formada pelo prefixo grego/latino “epi” que significa: Posição superior, movimento para dentro mais o termo “rito” que denomina conjunto de cerimônias/ Sistema de organizações/prática costumeira.
Da língua Anglo Saxã, que tem base no latim, o prefixo “epi” se transformou em “Spy” que tem por significado: vigiar/pesquisar/procurar/espionar/investigar.
À grosso modo, espírito ou essência individual significaria observar de forma superior o ritual interno, o conjunto de valores e conceitos que possui, seu sistema de organização e priorização, e como você o utiliza em sua prática cotidiana. Entender e aperfeiçoar isto é tão importante que todas as culturas do mundo praticam algum tipo de religião ou auto conhecimento com o intuito de parar, pensar, observar, refletir e prosperar.
Você já tinha visto esta denominação do que é essência pessoal? Quando mergulhamos no entendimento e estudamos a fundo coisas simples de nosso dia à dia, encontramos respostas surpreendentes.
Na verdade, muitas das respostas que buscamos estão no silêncio de nossa mente ou quando realmente conseguimos nos ouvimos.
É triste constatar isto, mas muitos dos conceitos e valores que utilizamos por todos nos são de outras pessoas, e o pior, o fazemos de forma automática dentro de crenças e receios... O ser humano, infelizmente, tem o péssimo habito de observar e questionar pouco a si mesmo, absorvendo o que recebe muito mais na condição se aceitação ou reação do que compreensão.
A sorte, para não dizer sabedoria, é que em algum momento da vida somos impelidos a compreender conceitos e valores, tendo então a oportunidade de realinhar e modernizar muitos detalhes pessoais, adequando-os a nossa necessidade de vida atual. Permitindo uma paz e eficiência maior em nossa forma de ser e fluir.
Quando não é a falta de compreensão que nos atrapalha, o que pega são os “equívocos” das interpretações que fazemos. Basta se perguntar o seguinte independentemente da religião que possua:
- Você tem um espirito ou alma?
Pois bem, antes de prosseguir responda por favor...
Quando falamos eu tenho um espírito supõe-se que seu corpo possui uma alma. Esta é uma interpretação equivocada. Na verdade é o contrário! Sua alma ou espirito são a mesma coisa e na verdade são elas que possuem um corpo.
O corpo, ou sua forma de ser, nada mais é do que a forma como sua essência se manifesta. De acordo com um consenso em todas as religiões, seu espirito vive sem o corpo, mas seu corpo não vive sem seu espírito. Quem é que possui quem, então?
Na verdade, que chamamos de vida é um sistema inteligente de "energia" e ela é formada basicamente por sua índole, que tem como base seus conhecimentos, valores e emoções.
Lembrando que podemos dizer que emoção é energia pura e é através do equilíbrio e do direcionamento de nosso sentir que obtemos nossa "evolução" e mudança em nossa vida.
Vou explicar de forma diferente.
Vamos entender melhor ou de forma diferente?! Imagine que sua harmonia “musical” ou vibração é composta por 6 cordas. Você é uma destas cordas e as outras 5 são seus amigos mais próximos.
Observe os valores, o jeito de ser, a prosperidade material e moral destes amigos. As pesquisas feitas em universidades e Instituições financeiras mostram que uma pessoa é a média deste grupo mais próximo.
Tanto é que, quando alguém se afasta de um grupo e se aproxima de pessoas que são, ou estão, “melhores” do que ela, a tendência é de que ela “suba de nível”, se aperfeiçoe e obtenha resultados melhores em sua vida. O contrário também é verdadeiro. Cercar-se de pessoas sem muita preparação lhe faz baixar valores, conceitos e prosperidade ou ficar ancorado na vida. prosperar?!
"Os índios norte-americanos tem um ditado muito antigo que explica o conceito anterior:
“Se queres voar com águias, não ande em terreiro de perus”.
Aqui no Brasil, ouvimos algo parecido: “Me digas com quem andas e te direi quem tu és”.
Mas, escrevi tudo isto para que se pergunte, qual é sua vibração, ou a vibração que deseja para ti?... O que é necessário “espiar” em seu “rito” interno para que possa se expandir e evoluir no sentido de ter mais qualidade de vida?
O importante aqui é entender que energia ou vida, não é algo estático, mas dinâmico. Não existe um equilíbrio fixo pelo resto da vida, mas um eterno equilibrar.
Como assim? Na prática ninguém vive só no sol, como também não fica na sombra a vida inteira. É necessária uma alternância para que se tenha harmonia. Assim é na vida, onde em cada situação há uma postura e um foco mais adequado ao contexto.
Ter ferramentas e flexibilidade é o segredo para atrair o que tanto se deseja e almeja obter em sua vida. Pessoas maduras são perceptivas de si e do que lhes cercam, na verdade, aprenderam a priorizar, bem como criar o hábito de focar nos comportamentos e emoções mais adequadas ao contexto vivido. Ou seja, usam a ferramenta mais adequada para o que desejam obter ao invés de deixar solto o seu "jeitão" de ser.
Em resumo, fazer um processo terapêutico, hoje em dia, é sinal de sabedoria interna. Além de encurtar caminhos, avir a perfeiçoar, afinar a vibração ou mudar certos conceitos que já não cabem na realidade que se vive HOJE.